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A atividade n°2 da terceira semana de aula propunha a discussão e comparação do manual de classificação e ordenação de documentos de arquivo de autoria de Janice Gonçalves em consonância com o Conarq. Veja aqui detalhes da atividade.
Segue meu comentário postado no blog mãe.
Ficou claro e unânime entre os colegas que o modelo mais adequado para classificação é o estabelecido pelo Manual e que a Resolução 14 é carregada de carências na utilização dos mecanismos por assunto.
O prejuízo em classificar e ordenar por assunto vai além da superficialidade com resultados insatisfatórios, pois obriga o gestor documental aplicar estruturas ora impostas, como exemplo cito o tesauro, quando a escolha é o modelo do Conarq.
No caso da ordenação é preciso eleger mais critérios a fim de atrelar um tipo documental nesses modelos, juntamente com os mecanismos de busca. Pensar de forma sistêmica é perceber o documento como um organismo vivo e que durante sua tramitação até o arquivamento, passará por novas classificações. Essa mutação também ocorrerá na ordenação. Por isso ordenação e classificação são idealmente planejadas juntas.
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